Gestão de projetos
Faculdades Anhanguera de Campinas – Unidade III
Wilson Roberto Bianchi Filho RA 1018817013
GESTÃO DE PROJETOS
Campinas
2011
Atividades Práticas Supervisionadas
Projeto de Pesquisa apresentado em aproveitamento da Disciplina Gestão de Projetos, sob orientação do prof. Ronaldo Vergna.
1 A NATUREZA DE UM PROJETO
1.1 Desenvolvimento do conceito
Segundo o artigo “O que é gestão de Projetos?”, a elaboração de um projeto se dá a partir de uma idéia, um sonho, visão de futuro e até mesmo da identificação de uma necessidade resultando em uma iniciativa bem definida. Todo projeto necessita de uma estrutura inicial, desenvolvimento e encerramento e para tanto é importante que haja um planejamento inicial bem fundamentado, onde cada passo da criação do produto/negócio deve ser avaliado de forma detalhada.
A proposta do projeto deve ser analisada de forma criteriosa a fim de se tornar um diferencial que garanta seu sucesso e cative o cliente, ou seja, faça com que ele se interesse pelo produto ou serviço prestado.
Administrar/gerenciar um projeto é vivenciar, compartilhar um processo de mudança. É a competência de transformar o imprevisível em algo planejado com prosperidade e ainda raciocinar sobre a utilização de recursos e a realização de objetivos, assegurando orientação para resultados, controlando prazos, custos e pessoas.
Resumidamente, as etapas básicas para execução de um projeto são: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Dentro de cada etapa são atribuídas diversas técnicas que colaboram diretamente com o desenvolvimento do projeto, oferecendo maior garantia de que os objetivos almejados sejam alcançados dentro dos critérios estabelecidos em sua criação, não comprometendo seu tempo de conclusão e nem os custos desejados, como geralmente ocorrem na maioria dos projetos concluídos. Entre outros aplicativos de apoio, uns dos mais utilizados é o modelo internacional no gerenciamento de