Gestão de Projetos Públicos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESENVOLVER FERRAMENTAS PARA AVALIAR E MONITORAR OS SERVIÇOS PRETADOS NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA 4
2.2 ARELAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE UM PAÍS E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL 5
2.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS NO CONTROLE DE SEUS CUSTOS, NA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, PLANEJAMENTO E PROCESSO DECISÓRIO. 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Desde adécadade 1990, os processos de globalização, com suas profundas mudanças nas tecnologias de informação e comunicação, vêm provocando alterações visíveis no regime econômico, no modo de regulação e no modelo das sociedades contemporâneas.
Tais mudanças trazem implicações sociais, culturais e econômicas nas sociedades. Algumas delas são a flexibilização de fluxos de capitais, de bens e de serviços; comunicação em tempo real em escala mundial entre os mercados; mudança nos padrões de consumo, lazer e estilo de vida; surgimento de novas profissões e novas formas de trabalho, culminando em uma forte transformação cultural nas sociedades em escala global.
O orçamento, extensão do planejamento empresarial, é um instrumento de grande relevância para o fortalecimento dos controles de gestão e mecanismos de avaliação de desempenho. Tema cuja importância se revela nos dias atuais em função dos exigentes e não formalizados padrões de competitividade. Nesse contexto, utilizar ferramentas gerenciais que permitam acompanhar a dinâmica empresarial e evolução dos negócios é imperativo de excelência na gestão. Mais que isso, é o caminho para a certeza de resultados eficazes através de um maior controle e acompanhamento constante.
Este texto pretende trazer algumas reflexões acerca de como desenvolver as ferramentas para avaliar e monitorar os serviços prestados na saúde