Gestão de projetos clássico
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do gestor no planejamento para a execução de projetos sejam eles complexos ou não.
Após ser definido o projeto é chegada à hora de “arregaçar as mangas” e partir para o planejamento tático, sabe-se que um projeto é constituído de começo, meio, fim e objetivo definido. O gestor deverá saber escolher as melhores ferramentas e os instrumentos do planejamento de modo que seja possível alcançar os objetivos, o modelo deve ser adequado a cada tipo de organização. Em 1938 Chester Barnard anunciava que as organizações bem sucedidas são as exceções, não a regra, e que os fatores considerados responsáveis pelo sucesso ou insucesso organizacional é o comportamento humano e a estrutura organizacional, com isto o gestor deverá formular a estratégia que engloba o planejamento a coordenação a sua implementação e a avaliação dos resultados.
A importância do Gestor
É o profissional que tem os conhecimentos, habilidades e as técnicas para poder projetar as atividades de modo a atingir os objetivos ou até superá-los, satisfazendo assim as necessidades e expectativas dos stakeholders.
O profissional trabalha para manter a integração dos envolvidos conduzindo-os para o progresso do projeto de modo a evitar fracassos. A produtividade de um gestor é medida pela capacidade de cumprir os objetivos dentro dos prazos.
Qual a função de um gestor de projetos
A função básica de um gestor é planejar, organizar, dirigir e controlar, o que constitui o chamado processo administrativo, quando estas etapas são consideradas separadamente, constituem-se funções administrativas. Como os elementos do processo administrativo agem uns sobre os outros, não se constitui como entidades separadas o planejamento, a organização, a direção e o controle, eles são interdependentes e interagentes, com influências recíprocas acentuadas. Este processo administrativo é o meio de integrar diferentes atividades para a execução do projeto.