Gestão de Projetos Aplicada
É uma combinação intencional de pessoas e recursos empregados para atingir os objetivos do projeto dentro de responsabilidades e autoridades delimitadas.
2) O que pode ser proporcionado pelo estabelecimento da estrutura organizacional? (1 ponto)
Identificação das tarefas necessárias;
Organização das funções e responsabilidades;
Informações, recursos e feedback;
Medidas de desempenho;
Condições motivadoras.
3) Diferencie os dois tipos de estruturas de organização. (1 ponto)
Estrutura Mecânica: é empregada em ambientes estáveis e rotineiros. Traduz um ambiente onde tarefas são fragmentadas e especializadas. Elas tendem a permanecer definidas e rígidas, a não ser que sejam modificadas por ordem da alta administração. A estrutura de controle, autoridade e comunicação funcionam dentro de um sistema hierárquico e vertical.
Estrutura Orgânica: é mais recomendada em ambientes instáveis, como aqueles que lidam com projetos. As tarefas são interdependentes exercidas de forma que um objetivo seja alcançado. Há uma definição genérica de papéis e a estrutura de controle, autoridade e comunicação ocorrem por meio de uma rede de trabalho. Logo a comunicação pode ser tanto vertical quanto horizontal. O importante é a relevância da informação.
4) Liste os critérios de “departamentização”. (1 ponto)
Por função;
Por produto;
Geográfico;
Por cliente;
Por período;
Por disciplina;
Por quantidade;
Por fases.
5) Quais as características de uma empresa inovadora? (1 ponto)
Visão e liderança para a inovação;
Comunicação ampla e compartilhada;
Ambiente criativo e favorável, de forma a estimular os próprios funcionários e a promover e apoiar a inovação dentro da empresa;
Preocupação constante com a capacitação dos funcionários;
Prática da “gestão do conhecimento”, ou seja, a inovação representa um ciclo de aprendizado que envolve processos de experimentação, experiência, reflexão e consolidação;
Trabalho com projetos.