Gestão de projetos aplicada
Esforço temporário com início, meio e fim, orientado por pessoas que visam um objetivo, respeitando parâmetros de custo, tempo e qualidade.
2. Liste as nove áreas do conhecimento de projetos segundo o PMI.
As nove áreas do conhecimento são: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Re-cursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições.
3. Explique com suas palavras a importância de “escopo claramente definido e cronogramas menores”.
O escopo define os limites do projeto deixando evidente o que está fora do projeto. Quan-to mais bem definido o escopo melhor desempenho terá o seu projeto e consequente-mente quanto menos o projeto dura, maiores são as chances se ter sucesso, por isso a importância de cronogramas menores.
4. Quais as vantagens de se ter um “processo de gerenciamento claramente definido”?
Elimina ou reduz o chamado retrabalho, possibilitando a reutilização dos processos que funcionam e a adaptação daqueles que não deram certo, o que, com o tempo, levar a me-lhoraria dos processos implementados por membros do grupo.
5. Pesquise e explique o que é ROI. Não basta traduzir a sigla, explique o que é.
ROI são práticas administrativas que permitem avaliar e gerenciar o ambiente de TI.
6. Liste as fases do ciclo de vida de um projeto.
As fases do ciclo de vida de um projeto são: fase I (iniciação), fase II (planejamento), fase III (execução/controle), fase IV (encerramento).
7. Descreva a abordagem “programa em fases sobrepostas”.
Em todos os tipos de projeto, uma fase do ciclo de vida pode ser iniciada antes mesmo do término da anterior. Uma fase deve começar com planos muito bem-definidos, mas a pró-xima pode ainda ser constituída de esboços à espera de mais detalhamento. Quanto mais o tempo passa e as atividades fluem, mais detalhes devem ser incluídos nos planos. O programa em fases sobrepostas é a própria essência da administração de projetos, mas a sua boa condução depende diretamente da qualidade do