Gestão de Produtividade
Os mercados de quase todos os segmentos econômicos no Brasil têm algumas características em comum. Entre elas podemos citar: competição acirrada, globalização de seus concorrentes e de sua cadeia de suprimentos, as margens pressionadas para baixo, os prazos de entrega cada vez menores demandados pelos clientes e a qualidade dos produtos e serviços sendo um pré-requisito fundamental para a existência da empresa - não existe espaço no mercado para empresas que não tem qualidade.
Dentro deste mercado estão situadas as nossas empresas. A forma como entendemos e reagimos às características deste mercado determina o nosso posicionamento estratégico. Ele pode ser focado na prática de baixos preços, na qualidade de nossos produtos/serviços ou em diferenciais criados pela nossa habilidade em algumas etapas dos processos produtivos. Em função da nossa capacidade em otimizar este posicionamento estratégico e estabelecer vantagens competitivas sobre nossos concorrentes, podemos prever qual será o futuro de nossas empresas: desaparecer, sobreviver, crescer ou tornar-se a líder em seu segmento de atuação.
Diante de todo este processo vamos abordar a Gestão de Produtividade teoricamente e também uma empresa que esta com erros e defeitos no processo e através da gestão de produtividade vamos analisar a empresa externamente e internamente e propor soluções cabíveis para resolver o problema e oferecer satisfação para os seus clientes.
Gestão de Produtividade
Toda empresa tem seu processo produtivo (burocrático e físico) que obedece a uma lógica, onde são consumidos recursos e estes são transformados através dos processos produtivos em produtos/serviços.
Sendo nosso interesse aumentar o volume produzido, teremos que aumentar o consumo dos recursos necessários para sua execução. Da mesma forma, ao reduzirmos o volume de nossos produtos/serviços, reduzimos também o consumo dos respectivos recursos. Portanto, existe uma relação