Gestão de Processos e estratégia
Curso de Administração
GESTÃO DE PROCESSOS E ESTRATÉGIA:
Ferramentas de grandes corporações usadas para microempresas.
Um estudo de caso sobre a empresa Infominas.
Renato Silva
Belo Horizonte
2010
Renato Silva
GESTÃO DE PROCESSOS E ESTRATÉGIA: Ferramentas de grandes corporações usadas para microempresas. Um estudo de caso sobre a empresa Infominas.
Trabalho apresentado ao curso de Administração com habilitação geral da Faculdade Novos
Horizontes, como requisito parcial para a obtenção de graduação de bacharelado em administração.
Orientador: Professor Juvêncio Lima
Belo Horizonte
2010
Dedico ao meu patrão e irmão Paulino.
AGRADECIMENTOS
Ao meu Deus em primeiro lugar.
Ao meu orientador Prof. Juvêncio Lima pela preocupação verdadeira em ensinar.
A prof. Marlise Loura e sua boa vontade em ajudar.
A minha namorada Lídia Raquel e toda a compreensão despendida.
A minha mãe e minha sogra pelas orações.
A minha tia Elzira pelo cuidado de sempre.
Aos meus primos, em especial Emerson e Reinaldo pelo apoio.
E ao meu amado Irmão Renê.
GESTÃO DE PROCESSOS E ESTRATÉGIA: Ferramentas de grandes corporações usadas para microempresas. Um estudo de caso sobre a empresa Infominas.
Renato Silva1
RESUMO
Este estudo traz a tona uma reflexão sobre a aplicabilidade de técnicas de gestão, utilizadas por grandes corporações, em microempresas, usando para instigá-la, o exemplo de uma microempresa que utilizou a gestão de processos para ter condições de formular estratégias, para que possa vir a se manter no mercado feroz a que está disputando. Para tal realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema gestão de processos, sua interferência na criação de valor do serviço e do produto para o cliente, e sobre o tema estratégia, discorrendo também sobre a elaboração ideal ao micro empreendimento. Em seguida uma pesquisa de campo sobre uma microempresa que aplicou tais técnicas e conseguiu um