GESTÃO DE PROCESSOS EMPRESARIAIS
Disciplina: Gerenciamento da Construção Civil II
Professora: Larissa Falcão
GESTÃO DE PROCESSOS EMPRESARIAIS: As tecnologias e a gestão de processos de produção, logísticos, de controle administrativo, contábil e financeiro e de atendimento ao cliente. Melhoria de processos através da automação e da simplificação. Inovadores e seguidores – reengenharia ou benchmarking. Integração de processos de negócio entre participantes de uma cadeia logística. A internet e suas utilidades.
Antônio Italcy
Carlos Heitor
Clarissa Rodrigues
Judá Holanda
Michelly Matos
Ranny Kirlla
Juazeiro do Norte
Novembro de 2014
Gestão do Ponto de Vista do Processo
O entendimento dos tipos de processos, bem como o funcionamento dos mesmos, é importante para determinar como deve ser feita a gestão de modo a que o resultado obtido seja o melhor possível. Cada tipo de processo deve ser gerido de maneira específica.
A gestão por processos organizacionais difere da gestão por funções tradicional em pelo menos três pontos: emprega objetivos externos; os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo; e a informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia (Stewart, 1992). O sucesso da gestão por processos está ligado ao esforço em minimizar a subdivisão dos processos empresariais. Esse tipo de gestão se baseia nos elementos básicos do processo: tarefas executadas, reuniões realizadas, decisões tomadas, metas alcançadas e resultados produzidos pelo processo (Lipnack, 1997).
A Tecnologia e os Processos
A tecnologia tem um papel fundamental no estudo de processos empresariais. Ela influencia tanto a forma de realizar um trabalho como a maneira de gerenciá-lo. Muitas vezes, o processo obedece a uma sequencia estrita de atividades, ditada pela sua tecnologia característica ou pela lógica do trabalho. O fluxo de atividades do processo pode ser linear ou não, dependendo