Gestão de processos de ti: a importância da ti nas organizações.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE PROCESSOS DE TI: A importância da TI nas organizações.
DANIELLE DUCA FERMOSELLES
RIO DE JANEIRO, RJ
OUTUBRO DE 2012
LINHA DE PESQUISA: GESTÃO DE PROCESSOS DE TI
1. INTRODUÇÃO
A informação e a tecnologia que a TI fornece tornaram-se ativos estratégicos para as empresas comerciais e seus administradores. A evolução do papel da tecnologia da informação nas organizações é notória e perceptível em todos os níveis hierárquicos e setores. Sua disseminação nos mais diversos setores das organizações gerou uma dependência significativa do negócio em relação aos serviços prestados pela TI. Essa dependência cria exigências como disponibilidade, garantia de continuidade, segurança, eficiência, qualidade na entrega e no suporte, controles, conformidade e consistência. Para garantir que todas essas demandas sejam atendidas conforme o esperado, diversos conjuntos de práticas como CMMI, COBIT, ITIL, BSC, PMBOK, Normas ISO, entre outros, têm sido disponibilizados às empresas, os quais prometem evitar, ou ao menos reduzir, as chances de percalços com a tecnologia afetarem negativamente os negócios.
Atualmente é visível que o papel ocupado pela TI nas organizações passou de simples ferramenta de automatização de tarefas para área de investimentos e instrumento de vantagem competitiva. Para corresponder à importância obtida, a TI precisa ser eficiente e os serviços relacionados precisam ter qualidade e serem fornecidos de forma estável e confiável.
Diante desses fatos o presente trabalho tem por objetivo compreender e caracterizar a adoção de modelos de melhores práticas de governança de Tecnologia da Informação, focando nos benefícios dos modelos ITIL e Cobit.
1.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA: GESTÃO DE PROCESSOS DE TI
1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA E PROBLEMA
No atual mundo