Gestão de processo pessoas e competitividade
Um projeto é formado por um esforço não permanente ou seja, temporário, para a criação de um produto ou serviço. As vantagens de se trabalhar com um projeto é que o mesmo pode ser descrito como a aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas às atividades do projeto a fim de atender às suas demandas, sendo realizado por meio da integração dos seguintes processos: iniciação,planejamento, execução monitoramento e controle e encerramento. Já o gerenciamento do projeto aplica o conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para atingir o objetivo do projeto são realizados por uma pessoa responsável: o gerente de projeto, que tem como suas atribuições: * A identificação das necessidades do projeto; * O estabelecimento de objetivos claros palpáveis; * O atendimento às expectativas de todas as partes interessadas; * O devido balanceamento entre qualidade,escopo,tempo e custo, que é realizado obedecendo-se à chamada teoria da tripla restrição.
Os projetos possuem um caráter finito e delimitado no tempo, isto é, possuem um início no qual a mobilização de recursos começa a ser construída, um momento de plena execução, no qual a alocação de recursos e esforços é máxima. Esta característica é denominada Ciclo de Vida do Projeto. Cada organização,cada indústria e até mesmo cada gerente de projeto possui uma maneira específica de representar esse ciclo de vida, muitas vezes segmentando-se em fases, ou seja, agrupamento de entrega do projeto de caráter temporal.
Existe um conjunto de processos que inicia a execução desse ciclo, e outro que o encerra. Dessa forma, os processos de gerenciamento de projetos podem ser integrados de acordo com o momento em que são usados no projeto.
Os grupos são: * Iniciação: processo que formaliza a existência do projeto para a organização, define seus objetivos e seu escopo inicial,nomeia o gerente de projetos e autoriza a mobilização de recursos da organização para sua