Gestão de pessoas
Como a Gestão por Competências pode ajudar a desenvolver pessoas, nas organizações?
OBJETIVO:
Ao falar como a Gestão por Competências pode ajudar a desenvolver pessoas nas organizações quero mostrar trechos de escritores e minha opinião sobre o assunto questionado, buscando sempre o esclarecimento do tema.
JUSTIFICATIVA:
Devido o grande número de estudantes que estão ingressando nas Universidades, vemos que além do conhecimento acadêmico temos que buscar a competência nata de cada um e aí sim buscar um sistema no sentido de definir perfis profissionais aliando o conhecimento acadêmico e a competência nata.
INTRODUÇÃO:
Segundo Idalberto Chiavenato, Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
DESENVOLVIMENTO:
Hoje em dia pelo menos na região que vivo muitos empresários não se preocupam em capacitar seu funcionário, em estudar seu perfil e competência. Definimos essa competência como conhecimentos, as habilidades, competências técnicas e as atitudes, competências essas que uma pessoa possui. Muitos empresários só buscam preenchem a vaga que está aberta, a gestão por competência vem para alterar essa mentalidade e buscar entender e conhecer o profissional. Não adianta apenas isso se o empresário não conhecer bem sua própria empresa, suas carências, deficiências e também seus pontos de excelência. Fazendo esse estudo aí sim buscar a pessoa certa com a competência adequada para cada setor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento de lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A idéia é aproximar ao máximo as competências