Gestão de pessoas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS II
PROFESSORA: EMANUELLE CLASEN OLIVO
CAPÍTULO 1
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Mercado de Trabalho
Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo o mercado. O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. O mercado de trabalho é condicionado por inúmeros fatores como: o crescimento econômico, a natureza e qualidade dos postos de trabalho, a produtividade e a inserção no mercado internacional.
Nas duas eras industriais, industrialização clássica e neoclássica, a composição do emprego era estável e permanente. Na era da informação, a mobilidade dos empregados cresceu assustadoramente com a migração do emprego da indústria para o setor de serviços, do assalariamento legal para o ilegal, do emprego industrial metropolitano para o não metropolitano, sem falar no aumento do trabalho autônomo. Em paralelo, cresceu a exigência de qualificação dos trabalhadores em todos os setores. Por isso, os esforços de formação e requalificação profissional tornam-se fundamentais.
Recrutamento de Pessoal
A gestão de cargos e salários da organização constitui-se numa atividade que precede ao recrutamento e que lhe dá conteúdo e sustentação. Recrutar bem só é possível se a empresa dispuser de uma estrutura de cargos e salários atualizada, enxuta e dinâmica.
O recrutamento é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo.
Conceito de Recrutamento
É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de