GESTÃO DE PESSOAS
CHIAVENATTO
Hoje em dia as preocupações das organizações são a globalização, pessoas, clientes, produtos, serviços, conhecimento, resultado e tecnologia. Há pouco tempo atrás, o departamento de RH tinha como visão um empregado obediente e que executasse as tarefas, e quanto ao chefe, ele era o controle centralizado. Os empregados eram tratados como objetos e como recursos produtivos (quase como maquinas ou equipamentos) o que importava eram apenas os resultados, que em sua maioria eram satisfatórios apenas para os donos, enquanto que grande parte dos funcionários trabalhava insatisfeita.
Hoje o cenário é diferente, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. O RH passou por várias fases, até torna-se gestão de pessoas. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano. A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. As organizações bem-sucedidas estão percebendo que somente podem crescer prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de aperfeiçoar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros, principalmente o dos empregados.
A real vantagem competitiva no mercado não esta somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, mas sim nas pessoas que compõem a organização, que movimentam tudo isso no cotidiano.
A moderna Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar, etc. Empresários que valorizam seus colaboradores ganham em sinal de visão do sucesso contínuo da empresa, ganham em vínculos de pessoas que se admiram, e quanto aos colaboradores sentem prazer de pertencerem