Gestão de Pessoas
NO SETOR PÚBLICO
USO DA MERITOCRACIA PARA ALCANÇAR A EFICIÊNCIA
1 - INTRODUÇÃO
O mundo está passando por profundas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, em que se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas.
Esta nova ordem mundial ”afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”. Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Apesar das inúmeras e complexas teorias, na prática, a motivação continua sendo vista com simplicidade, porém com maior atenção se identifica que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho.
Fala-se até que as motivações estão “em crise” .
2 – Referencial teórico
Os motivos que nos levam a pensar que estamos vivendo em um pais melhor, mais democrático e com mais oportunidades de ascensão social e profissional, juntamente com o crescimento econômico do país.
Obviamente os problemas não se resolveram todos, neste curto espaço de tempo e ainda sofremos muito com a corrupção, descaso da saúde, educação, segurança pública e outras. Importante ressaltar os avanços conquistados principalmente a partir do final da década de 1990.
De 2000 a 2010 de acordo com reportagem do Jornal Folha de São Paulo, o quantitativo de servidores ativos da união cresceu 21,2%, numero bastante superior ao crescimento da população brasileira que foi de 12,5% no mesmo período.
Os servidores públicos sempre foram taxados por serem acomodados e se apoiarem na estabilidade. Muitos servidores ocupam postos chaves sem ter as competências necessárias para tal, enquanto outros com formação e competência atuam em posições pouco estratégicas.
“ Em outras