Gestão de Pessoas
Como um mentor falaria a um mentorado:
O indivíduo nasce com o espírito de liderança e cabe a ele (o gestor e líder) da liberdade ao subordinado para expor suas ideias, para com isso buscar novas tendências de marketing, novas tecnologias, novas práticas de mercado e etc. É importante o gestor encorajar seus subordinados a buscar novas tecnologias, novas maneiras mais práticas e ágeis de lidar com suas tarefas diárias e problemas do dia a dia relacionados a empresa.
A busca constante de atualizações é de fundamental importância para o líder se manter atualizado e conectado a um novo mercado, sempre ouvindo as opiniões dos seus seguidores e colocando-as ou não em prática, porém nunca deixando de ouvi-las.
É muito importante saber que ainda tendo toda experiência seja ela pós-graduação, MBA, doutorado, na sua área, um líder não para de aprender com seus subordinados.
É preciso o gestor criar constantemente programas de avaliação, para avaliar seus subordinados, treina-los e motiva-los sempre, seja com aumento de salários, promoção de cargos e carreiras ou mesmo premiações.
O mentor precisa saber também que a equipe só funciona se todos participarem e trabalharem unidos e em equipe, isso é fundamental para qualquer organização administrativa que almeje o sucesso.
Sempre estar atualizado e aberto a novas ideias, não ficar resistente a mudanças (quebra de paradigma), sempre se atualizar com as novas tendências de mercado e usar da tecnologia a seu favor.
Ser criativo na redução de custos: Para reduzir custos nem sempre é necessário demitir pessoas. Inicie por outras áreas e deixe o RH por último. Fazer campanhas de diminuição de papel, luz, água, telefone, pode ser muito útil. Premiar as equipes que conseguirem reduzir as despesas. Só há uma maneira de reduzir custos: Englobar, incentivar e fazer toda a empresa participar deste processo.
Não desista do desenvolvimento profissional: Continue investindo na