Gestão de Pessoas
Uma ordem internacional é um sistema de relações entre estados que são relevantes para a sobrevivência uns dos outros, seja em termos econômicos, políticos, sócias e, eventualmente militares.
Como se caracteriza uma ordem internacional e quais os fatores que determinam sua origem e seu termo?
Uma ordem internacional costuma ser definida de acordo com critérios históricos, incluindo o período que envolve a interação de um grupo de países que se tornam relevantes uns para os outros, as hierarquias e alianças entre estados e os fatores que levaram à guerra sistêmica, que pôs fim aquela ordem. Dentre os fatores históricos comumente empregados para definir uma ordem internacional, são geralmente difusos no tempo e no espaço, um processo de longa maturação e de causalidade indefinida. Já o fator que põe fim a uma ordem internacional é uma guerra envolvendo o conjunto da ordem internacional, isto é, uma guerra geral ou sistêmica.
Quais os fatores estruturais da origem da Guerra Fria?
Durante a 2 Guerra, a Alemanha ocupou praticamente toda a Europa, destituindo as potencias europeias de qualquer relevância sistêmica, com sua derrota ao final da guerra, o principal palco das relações internacionais tornou-se um vácuo de poder, ficando a Europa dividida entre aliança anglo-americana e os soviéticos. As antigas colônias ficaram desamparadas por suas metrópoles durante a Guerra, tornaram-se palco de movimentos de independência que passaram a disputar o apoio dos EUA e da URSS. Outras foram tomadas pelo Japão, que com a derrota deixou um vazio, onde as únicas potencias relevantes eram também EUA e URSS.
Quais os fatores conjunturais do desencadeamento da Guerra Fria?
Os vencedores da 2 Guerra adotaram politicas inconsistentes nelas mesmas e incompatíveis com os objetivos assumidos. Por um lado, desde de o final da guerra ocorreu uma divisão no mundo em zonas de influencia, tendo em vista manter o equilíbrio entre as principais