Gestão de pessoas
Atualmente as organizações vêm sendo a cada dia mais cobradas, tanto pelos seus clientes, quanto pelo mercado de forma competitiva. Decorrente disso a mesma busca atingir um maior valor agregado a partir de vários recursos disponibilizados à empresa. Um deles é a metodologia de recrutamento e seleção.
A metodologia de recrutamento e seleção busca os melhores candidatos para à vaga que é solicitada pela organização, onde necessitam das pessoas certas no momento certo. A partir do recrutamento e seleção a empresa adquiri bons colaboradores, atendendo bem a seus clientes e consequentemente obtém o lucro consecutivo.
A parte de recrutamento trata desde o surgimento da vaga até o momento da entrevista e a partir disso acontece a seleção dos envolvidos.
Junto com o recrutamento e seleção, a empresa tem disponível a área de Gestão de pessoas que busca agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas no contexto organizacional, gerando competitividade. Já dizia Chiavenato “a gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos” (2010, p. 15).
Por conseguinte a partir de uma gestão de pessoas, Chiavenato nos ressalta seis processos que devem ser seguidos dentro da gestão, onde o conjunto de todos seria basicamente desde a inclusão das pessoas até o aperfeiçoamento profissional e pessoal do colaborador.
A organização depende de seus colaboradores para atingir seus objetivos e os colaboradores da organização, a partir disso, um depende do outro para seu êxito final.
Portanto determina-se como meio de contratação a partir de interações com o entrevistado, a empresa não irá contratar apenas por seu currículo e sua experiência, mas também por seu espirito de equipe, por seus qualitativos pessoais, interesse no êxito da organização e perfil de acordo com o cargo solicitado; enfim, pessoas que sejam capazes de realizar suas atividades com eficácia em qualquer momento.