Gestão de Pessoas
UNICARIOCA
1 INTRODUÇÃO
A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização. (CHIAVENATO, 2008, p.8). Deve ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionar competitividade à organização; proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; aumentar a autorrealização e satisfação das pessoas no trabalho (CHIAVENATO, 2008, p.11). Para que os objetivos da gestão de pessoas possam ser alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
Conforme Ribeiro (2005, p. 5), os profissionais de gestão de pessoas participam dos desafios mais relevantes da organização e contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.
De acordo com (CORADINI e MURINI, 2009, p.58):
“O responsável pela gestão de pessoas deve estar atento se os mecanismos utilizados na seleção de candidatos estão coerentes com as exigências da empresa e com os valores disseminados por ela, bem como o princípio básico dessa área que é o respeito ao ser humano. Ter nas mãos a dura tarefa de decidir sobre a vida profissional de uma pessoa requer, além de preparo profissional, maturidade, sensibilidade e coragem, para entender os anseios e o posicionamento do indivíduo frente ao mercado de trabalho e tomar a decisão correta.”
O objetivo desse trabalho é descrever o funcionamento do setor de Recursos Humanos da empresa X (por questões éticas não será revelada, pois é a única do ramo no estado), situada no Rio de Janeiro. A organização apresenta 300 pessoas no seu corpo funcional e 31 anos de existência. Para o alcance desse objetivo, além de do material de aula da disciplina de Administração de Recursos Humanos, foram realizadas pesquisas sobre o tema e análise de campo.
2 ANÁLISES DA EMPRESA