Gestão de Pessoas
1.1 Gestão por Competência
A gestão por competências tem, como idéia primordial, alinhar as competências existentes na organização com as competências consideradas necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais, descobrindo e valorizando talentos.
1.2 Como identificar e especificar as competências
1.3 Planejamento de Mão de Obra
O planejamento de mão de obra tende a verificar as necessidades de mão de obra da organização.
Esse planejamento visa às necessidades circunstanciais de mão de obra da empresa de acordo com seu posicionamento no mercado, tendendo a subir ou diminuir a mão de obra. Cabe ao RH verificar o direcionamento da empresa, seu negócios e o crescimento esperado para verificar contratações desnecessárias, contribuindo assim para o planejamento da organização.
1.4 Recrutamento e Seleção
“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)
1.5 Treinamento
Para alcançar excelência organizacional, cada pessoa deve ser encarada como um centro de excelência e cada equipe como um centro de negócios. Cada subsistema deve adequar-se ao sistema total. A isto se chama alinhamento que permita conduzir à consistência e integração. E dentro dessa conceituação sistêmica, o resultado não deve constituir apenas a soma das partes envolvidas. Somar é fácil. O difícil é multiplicar. E a excelência é sem dúvida uma das decorrências desse emergente sistêmico que é a sinergia. Algo difícil, complexo, singular, específico, mutável, instável.
Contudo, para transformar cada pessoa em um centro de excelência é preciso que ela adquira competências individuais, técnicas e sociais através de uma aprendizagem constante e ininterrupta, seja liderada e impulsionada, seja direcionada para metas e objetivos, esteja engajada e motivada, receba incentivos e recompensas pelas suas