Gestão de pessoas
Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois, onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano.
Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.
Tem como objetivo:
a. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão
b. Proporcionar competitividade a organização
c. Proporcionar a organização talentos bem treinados e motivados
d. Aumentar a auto atualização e a satisfação das pessoas no trabalho
e. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho
f. Administrar a mudança
Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional. Na gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.
Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.
O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar o foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta.
O holismo é focar em todo e não apenas em suas partes, os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e