gestão de pessoas
CURSO: TECNÓLOGIA DE GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA
AULA 02 – PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA
São Paulo
2013
PROFESSOR: CRISTIANO DE CASTRO
A segurança empresarial engloba diversas áreas de interesse e tem um sentido amplo, que merecem ser examinados. No qual é subdivida em quatro áreas distintas, conforme segue abaixo:
“pessoal: onde a segurança é voltada a proteger as pessoas contra assaltos e seqüestros; incêndio: direcionada ao combate e prevenção contra incêndios e, geralmente, está ligada à segurança do trabalho; informações: relacionada à segurança física e lógica das informações; patrimonial: visa à proteção de todo o patrimônio da empresa, seja ele tangível ou intangível.”
A Segurança Empresarial abrange a totalidade da empresa nos seguintes seguimentos de atuação:
. a proteção física de pessoas;
. a preservação dos ativos tangíveis;
. a preservação da imagem da empresa;
. os riscos de mercado;
. a preservação dos processos operacionais da empresa;
. a preservação da confidencialidade das informações.
Convém ressaltar que o centro de interesse da presente pesquisa está mais focado à área patrimonial, dentro do período que vai de 1996 a 2012, onde se procurou refletir sobre a gestão de segurança como nova estratégia das indústrias (nacionais x estrangeiras) de médio e grande porte do Estado de São Paulo. Entretanto, tratando-se da segurança como estratégia ela deverá englobar e interligar todas as áreas citadas acima pelo referido autor. Para entender o conceito de segurança patrimonial é importante citar o significado da palavra segurança:
“Segurança – Ação ou efeito de tornar seguro; estabilidade, firmeza, segurarão 2. ação ou efeito de assegurar e garantir alguma coisa; garantia, fiança, caução 3. estado, qualidade ou condição de uma pessoa ou coisa que está livre de perigos, incertezas, assegurada de danos e riscos eventuais, afastada de todo mal 6. conjunto de processos, de