Gestão de pessoas
2) Hoje um gestor na área de administração de pessoas tem que analisar aspectos como: Perfil geral da mão-de-obra utilizada pela organização, competência dos trabalhadores considerando seus conhecimentos, habilidades e atitudes, cargos críticos e cargos chave na empresa, satisfação dos trabalhadores, incluindo aí questões como as financeiras ligadas à remuneração, ligadas ao ambiente social, rotatividade, absenteísmo, assim como práticas relacionadas a esses problemas organizacionais, incluindo informações diversas sobre desligamentos e cultura da organização. Considerando essas análise conseguirá ver as forças e fraquezas do mercado, alem de ter o diferencial de ver a fundo o que ocorre dentro da empresa.
3) O plano de sucessão visa identificar e criar ações de desenvolvimento e retenção dos sucessores para posições chaves da organização;
O plano de carreira foca mais no individuo, imaginando-se a garantia de promoções ao longo do tempo com base no desenvolvimento técnico do profissional.
A diferença entre esses planos é que a sucessão é visada na empresa, onde não há a possibilidade do individuo mudar de cargo sem que haja alguém qualificado para assumir seu cargo, sendo assim ocorrendo o preparo com o mesmo, diferente do plano de carreira onde se trata do crescimento individual, ligado a motivações remuneradas, crescimentos profissionais e pessoais.
4) A administração de pessoal encarrega-se das rotinas trabalhistas e de pessoal, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos do contrato de