Gestão de Pessoas
PONTES, B. R. Coleta de Dados. In: PONTES, B. R. Administração de cargos e salários. 10. ed. São Paulo: LTr, 2004. Cap. 4. p. 51-76.
COLETA DE DADOS
Os métodos para a coleta de dados costumam ser: observação local, questionário, entrevista e métodos combinados. O método da observação local, geralmente, é utilizado para cargos do Grupo Ocupacional Operacional, uma vez que são cargos compostos por tarefas manuais e simples que podem ser descritas apenas com a simples observação do funcionário trabalhando. Possui como vantagem uma melhor compreensão das tarefas, das relações do cargo com outro e das operações. Além de verificar as responsabilidades do funcionário e as condições ambientais e, não ser necessário a paralisação do trabalho. Em contrapartida é um método moroso, necessita de complementação das observações e só pode ser utilizado em cargos de tarefas simples e repetitivas.
O método do questionário consiste na elaboração de questionários-padrão de forma simples e clara, uma vez que é indicado para todos os grupos ocupacionais. O questionário poderá ser aplicado no funcionário ou na chefia e, ao ser distribuído, deve-se explicar e esclarecer o objetivo de sua aplicação. É vantajoso por ser um método rápido e econômico. Entretanto, devido ao seu desconhecimento, pode gerar o preenchimento incorreto ou incompleto, além de não proporcionar boas descrições e especificações de cargos.
O método da entrevista é o melhor para a análise dos cargos, uma vez que é realizada uma entrevista com o funcionário, a fim de obter todas as informações sobre o cargo analisado. A entrevista deve ser estruturada nas seguintes etapas:
1ª Etapa: momento de coleta de informações gerais junto à chefia da unidade, marcação e esclarecimento do procedimento da entrevista, a fim de preparar o funcionário para a entrevista.
2ª Etapa: deve-se estabelecer confiança do analista com o funcionário, e explicar a finalidade da entrevista.
3ª Etapa: é a análise das