gestão de pessoas
Resumo:
Neste texto tratamos do que significa gerir pessoas na atualidade. Mostramos alguns detalhes da aplicação de algumas teorias e princípios afetos a esse campo de estudo, buscando situar-nos mais especificamente no período chamado pós-industrial. Mostramos alguns detalhes da aplicação de algumas teorias e princípios afetos a esse campo de estudo, buscando situar-nos mais especificamente no período chamado pós-industrial. Exemplificamos a abordagem do tema fazendo referência a uma prática hoje muito utilizadas nos meios organizacionais: A implantação de programas para busca de qualidade de vida para os colaboradores. Toda discussão terá o intuito maior de mostrar que o trabalho de gestão de pessoas, no que toca a relações de trabalho, caminha forçosamente para uma completa humanização, condição essencial para que todo empreendimento possa obter sucesso na sociedade pós-industrial.
Gestão de Pessoas e seus princípios
A partir da Segunda Guerra mundial presenciamos o surgimento de um novo cenário no universo das relações de trabalho e na estrutura das organizações de todo o mundo. Cientistas sociais - sobretudo do ramo das ciências administrativas e econômicas –, gestores e empresários têm destinado grande parte de seu tempo a aprimorar e aplicar técnicas relacionadas à gestão das pessoas nos ambientes de trabalho. Este cenário atual, denominado por alguns estudiosos de período pós-industrial, é devido, em grande parte, ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, à globalização, ao progresso organizativo e à escolarização crescente das pessoas.
Inovação e criatividade passaram a constituir elementos essenciais na conduta diária de grande parte dos funcionários de uma empresa. De um modelo onde a preocupação maior sempre foi a "produção", passou-se a outro cujo foco se volta às "pessoas que produzem", ao desenvolvimento de habilidades intelectuais e emocionais dos seres humanos em jogo, situações que antes