Gestão de pessoas
Gestão de Pessoas
No estudo do texto “Gestão de Pessoas”, identificamos que atualmente vivemos em uma economia globalizada, onde as mudanças contextuais e o alto nível de complexidade do ambiente exercem fortes impactos nas organizações, assim colaborando para o fortalecimento do fator competitivo.
Hoje em dia, as empresas requerem fatores que asseguram o diferencial no mercado de trabalho, como competências fundamentais a gestão de pessoas.
Amplamente adotado no Brasil, o desenvolvimento organizacional que no final da década de 70 e no inicio da década de 80, foram acordados os planejamentos estratégico, sendo um dos fatores mais significativos no método de gerenciar pessoas.
Ainda na década de 80, inicia-se a Qualidade total e a Reengenharia, com a pratica da formação dos círculos de qualidade.
Na década de 90, o mundo começou a formar blocos comerciais, onde exigiram das nações envolvidas, flexibilidade, agilidade, inovações e mobilização das pessoas.
A reengenharia, também chegou ao Brasil nos meados dos anos 90. Apoiada por estratégias de alterações nas organizações, que por sua vez, seus planos não foram satisfatórios, devido à forma radical como foi implantado, onde ocorreram perdas inestimáveis de talento. Porem seu tempo de credibilidade foi curto, e não chegou a ameaçar o movimento da qualidade total.
Sendo assim, o desenvolvimento organizacional, a qualidade total e a reengenharia foram os mais importantes movimentos brasileiros, onde influenciaram as praticas de gestão, principalmente na área de Recursos Humanos.
A área de Recursos Humanos por sua vez, antes responsável pelos processos de pessoal, finalmente vem assumindo seu espaço, distribuindo cada vês mais as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas aos gerentes diretos, partindo para uma gestão integrada e focada no