gestão de pessoas
Gestão de Negócios e projetos
Dennis Pereira
Eduardo Hernandes
Solange Aparecida da Silva
Stela Kiill
Vinicius Assumpção
São Paulo
2009
Professor: Ana Carla Scalabrin
Gestão de Pessoas para melhoria contínua
Itaú Unibanco
São Paulo
2009
SUMÁRIO
Descrição
Análise sob a ótica da área destinada a elaborar e desenvolver um processo de melhoria contínua junto às demais áreas do banco utilizando a metodologia Six Sigma, desenvolvida pela Motorola e aperfeiçoada pela GE.
Todos os apontamentos serão feitos com base no cenário pós-fusão Itaú Unibanco.
Estratégia
Desenvolvimento de projetos que tornem mais eficientes os processos internos do banco de forma a melhorar a satisfação dos clientes e aumentar os ganhos do conglomerado, pela redução de custos ou pela criação de novos produtos e serviços.
Competências
O profissional não deve acumular apenas competências técnicas, mas também características gerenciais e isso vale mesmo para os que estão em início de carreira.
Dessa maneira, um candidato a Green Belt ou Black Belt deve ter Iniciativa; Entusiasmo; Persistência; Habilidades de relacionamento interpessoal e de comunicação; Motivação para alcançar resultados e efetuar mudanças; Habilidade para trabalhar em equipe; Aptidão para gerenciar projetos; Raciocínio analítico; Raciocínio quantitativo e Capacidade de concentração.
Os candidatos a Green Belt devem ter as mesmas características, mas menos concentradas nas aptidões gerenciais.
Recrutamento e Seleção
A fusão foi o fato gerador do fechamento das portas do conglomerado às contratações externas o que leva os gerentes a buscarem os profissionais necessários dentro de outras áreas do banco. O momento pede profissionais com a expertise técnica já desenvolvida devido à grande dimensão e impacto