Gestão de pessoas
TEMA: Gestão por Competências.
OBJETIVO: Este tema é uma abordagem do que são competências, para os indivíduos e organizações que fazem parte de um mercado competitivo, na era do conhecimento, que estamos vivendo.
JUSTIFICATIVA: Diante das grandes transformações, modernização e avanço das tecnologias, em todas as áreas, o pensamento administrativo, também evoluiu, passando a ter uma nova postura gerencial, buscando qualidade e produtividade.
INTRODUÇÃO: Esta transformação nos traz processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial, como as novas tecnologias e os novos modelos de gestão, onde o recurso determinante do sucesso organizacional está na gestão das competências.
DESENVOLVIMENTO: A gestão de competências deve ser vista como um processo circular, envolvendo os diversos níveis da organização, desde o coorporativo até o individual, passando pelo divisional e o grupal, o importante é que a gestão de competências esteja em perfeita sintonia com a estratégia organizacional, com uma visão de futuro, e capacidade de viabilizá-la por meio de ações coerentes, definidos por uma missão, uma visão e um objetivo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: As empresas hoje, enfrentam desafios para manterem sua sobrevivência e competitividade, o planejamento estratégico da gestão de pessoas é crucial, para garantir o sucesso organizacional, com a autogestão dos funcionários, dentro do conceito de competências que vai além dos conhecimentos técnicos, incluindo as ações e o seu comportamento na interação com os outros dentro da organização, buscando resultados positivos, também para eles.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
FERREIRA, Oscar Manuel de Castro. GESTÃO DE PESSOAS.
Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
DATA