Gestão de pessoas
Conforme o autor e também compartilho dessa opinião, o recrutamento é o processo pelo qual a organização atrai candidatos, para preencher seu processo seletivo. Para que esse processo seja bem sucedido nas empresas é necessário e muito importante que a organização faça a divulgação da oportunidade a fim de que pessoas se candidatem a vaga oferecida dessa forma, mas mesmo divulgando pode ocorrer de não aparecerem candidatos o que podemos considerar um ato falho de recrutamento. È importante dizer que o recrutamento acaba funcionando como uma ponte entre o mercado de trabalho e o RH.
Par que esse processo seja bem sucedido a organização precisa analisar inicialmente quais serão as exigências que o cargo requer, como por exemplo, função a ser desenvolvida, competências necessárias e perfil necessário para o mesmo. Logo após, verificamos de que forma o RH vai divulgar o cargo se será interno, ou seja, divulgação da vaga entre os funcionários e com isso ocorre a promoção ou externo no qual usamos vários canais de divulgação, jornal, Internet, anúncio no próprio site da empresa, não esquecendo que o seu o foco são pessoas que possam acrescentar maiores conhecimentos a organização. O mercado de trabalho hoje em dia é bem dinâmico, pois sofre continuas mudanças. A oferta e a procura estão constantemente em altos e baixos.
Partindo dessa premissa inicia-se a seleção que segundo Chiavenato funciona como um processo de filtragem que permite que apenas as pessoas que apresentam características desejáveis pela organização, possam ingressar na mesma. Mas para que a seleção dê certo é preciso ter subsídios, ou seja, o recrutador precisa ter dados e informações sobre o cargo a ser preenchido como também competências desejadas pela organização.
O fundamental nessa etapa é que se tenha uma clara definição das características do cargo, pois a seleção é feita justamente com o objetivo de preencher a vaga em questão e para que essas informações sejam cumpridas é