Gestão de pessoas
E QUEM SÃO ESSES COMPONENTES?
A RIGOR, TUDO AQUILO QUE INTERFERE DE ALGUMA MANEIRA NAS RELAÇÕES ORGANIZACIONAIS PODE SER CONSIDERADO UM COMPONENTE DO MODELO DE GESTAO DE PESSOAS.
E O QUE SIGNIFICA GESTAO DE PESSOAS?
É A ORIENTAÇÃO E DIRECIONAMENTO DESSE AGREGADO DE INTERAÇÃES HUMANAS.
EXEMPLOS DE GESTÃO DE PESSOAS:
DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA; A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA DIRETRIZ COM IMPACTOS NO COMPORTAMENTO DOS EMPREGADOS; A FUSÃO OU A TRANSFERENCIA DE UMA UNIDADE ORGANIZACIONAL; BUSCA DE UMA NOVA POSTURA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.
OS COMPONENTES FORMAIS DE UM MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS SE DEFINEM POR PRINCÍPIOS, POLÍTICAS E PROCESSOS QUE INTERFEREM NAS RELAÇÕES HUMANAS NO INTERIOR DAS ORGANIZAÇÕES. * OS PRINCÍPIOS SÃO ORIENTAÇÕES DE VALOR E AS CRENÇAS BÁSICAS QUE DETEMINAM O MODELO E SÃO ADOTADAS PELA EMPRESA.
EXEMPLO:
O UNIBANCO, AO DEFINIR SUA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990, OPTOU PELA SEGUINTE FORMULAÇÃO: “É NOSSA DIRETRIZ ESTRATÉGICA ATENDER DE FORMA EQUILIBRADA AOS INTERESSES DE CLIENTES, ACIONISTAS E FUNCIONÁRIOS”.
COM ISSO A EMPRESA QUE TORNAR PÚBLICO QUE DEFENDE UMA CULTURA NA QUAL ESSES TRÊS AGENTES ORGANIZACIONAIS TÊM IGUAL VALOR. * AS POLÍTICAS, POR SUA VEZ, ESTABELECEM DIRETRIZES DE ATUAÇÃO QUE BUSCAM OBJETIVOS DE MÉDIO E DE LONGO PRAZO PARA AS RELAÇÕES ORGANIZACIONAIS.
EXEMPLO:
A XEROX DO BRASIL DEFINIA: “A XEROX DEVE SER CAPAZ DE ATRAIR E RETER PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA DIVERSAS FUNÇOES DE NEGÓCIO. PARA ISSO, O MERCADO É ACOMPANHADO CONTINUAMENTE, VISANDO ALINHAR NOSSA ESTRUTURA DE SALÁRIOS E CONJUNTO DE BENEFÍCIOS.
NESSE CASO, MAIS UMA VEZ SE ESTABELECEM PUBLICAMENTE PARÂMETROS QUE ORIENTAM AS PRÁTICAS DE GESTÃO, ELEMENTOS BALIZADORES DAS PRÁTICAS DE GESTAO DE SALÁRIOS QUE DEVERIAM SER CONHECIDOS E VÁLIDOS PARA TODA CORPORAÇÃO. * OS PROCESSOS SÃO OS ELEMENTOS MAIS VISÍVEIS DO MODELO, E BOA PARTE DE LITERATURA SOBRE RECURSOS HUMANOS TEM-SE