Gestão de pessoas
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Gestão de Pessoas
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutor: Prof. Dante Bonetti de Freitas
Campinas / SP
19/04/2013
1.1 - A moderna gestão de pessoas.
Segundo Chiavenato (2008), a gestão de pessoas ajuda o administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, a desempenhar as funções de organizar, planejar, dirigir e controlar, porque ele não desempenha essas funções sozinho, mas com pessoas que formam sua equipe. Essa nova gestão é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, o capital humano, que nada mais é do que as pessoas que a compõe. Por isso, cabe à área de Gestão de Pessoas a nobre função de humanizar as empresas (SOVIENSKI; STIGAR, 2008).
Na era da informação, a responsabilidade pelas práticas de recursos humanos é delegada aos gerentes de linha, em toda a organização, e a equipe de Recursos Humanos passa a assumir atividades estratégicas de orientação global, visando ao futuro da organização e de seus membros. Com essa virada fenomenal, assiste-se à disseminação de uma concepção organizacional renovada, na qual todos passam a ser considerados parceiros da organização e a tomar decisões a respeito de suas atividades. A gestão que lida com pessoas torna-se atividade fundamental para a sobrevivência e o sucesso das organizações (DAVEL; VERGARA 2006).
O conceito de modelo de gestão de pessoas vem ganhando legitimidade frente às mudanças que vem acontecendo no universo de Recursos Humanos. Alguns autores chegam a denominá-lo modelo competitivo de gestão de pessoas, ou seja, um conjunto organizado de políticas, práticas e processos de gestão característica da empresa que opera nessa área de competitividade. Trata-se de nova nomenclatura que está em fase de aprovação; é também um momento oportuno para se analisar os significados e as