Gestão de Pessoas I- As quatro fases do RH estratégico
Nos dias atuais, tornou-se muito importante ter um RH estratégico dentro das organizações. É fundamental ter um modelo de Gestão de Competências que trace ações que viabilizem o desenvolvimento das pessoas, que possa atrair e reter talentos, e tornar o ambiente de trabalho desafiador. A Gestão de Talentos é um dos maiores desafios do RH e sem dúvida o seu trabalho faz uma diferença muito significativa para alavancar os resultados, alinhando a Gestão de Pessoas as estratégias do negócio e aos objetivos organizacionais.
É essencial para um gestor de RH conhecer o negócio da empresa, a visão e os valores, para que assim possa desempenhar bem a sua função. É preciso ter uma visão de todos os processos, pois dessa forma será possível com o desenvolvimento o alcance dos objetivos organizacionais.
A liderança é outro fator fundamental ao RH, pois é através dela que os parceiros da organização serão estimulados a atingir melhores resultados e formar uma equipe alinhada e em sintonia com o negócio.
A Tecnologia da Informação também deve estar ajustada com o RH, afim de trazer agilidade nos processos da Gestão do Conhecimento e garantir que a organização tenha um capital de talentos humanos.
A comunicação por sua vez, também tem um papel muito importante é necessário falar com clareza e objetividade, entrar em sintonia com os colaboradores da empresa, com o propósito de estimulá-los a realizarem suas tarefas e atingirem as metas propostas.
Através dessas informações é possível compreender que o RH é indispensável no meio empresarial, pois seu papel está diretamente ligado aos objetivos e a missão organizacional.