Gestão de Pessoas e o Processo de Seleção de Pessoas na Organização
A gestão de pessoas envolve todos os setores da organização, tendo em vista a presença de pessoas no desenvolvimento de todas as atividades da organização. Diante disso, fazse necessário uma integração da gestão de pessoas com as demais áreas da organização, seja para a definição/estabelecimentos dos cargos, recrutamento, seleção e treinamento dos ocupantes destes cargos.
Para que haja uma sintonia da gestão de pessoas com a visão da organização, elabora-se um planejamento estratégico de forma a construir um modelo ou estrutura organizacional compatível com a realidade/necessidade da empresa. Limongi-França
(2007 apud Arimatés, 2008) chama a atenção para dois aspectos que devem ser levados em consideração no planejamento estratégico, que são os aspectos comportamentais e aspectos administrativos.
Nos aspectos comportamentais são analisadas as expectativas, valores, dedicação e competências exigidas ou buscadas nas pessoas pela organização. Já os aspectos administrativos tratam da contratação, manutenção, remuneração, recrutamento, seleção, fatores esses necessários à sustentação, operacionalização da empresa.
Percebemos que a gestão de pessoas envolve três processos básicos que são: desenho de cargos, recrutamento e seleção de pessoas. O processo de desenho de cargos constitui em especificar o conteúdo do cargo, seus métodos de trabalho e suas relações com os demais cargos. Já o processo de recrutamento define o cargo e suas especificações, mostrando as exigências para a ocupação deste. E por último, após criado o cargo, definido suas especificações, acontece a seleção de pessoas que, segundo LimongiFrança (2007 apud Arimatés, 2008) “consiste na escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os canditados recrutados por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados.”
O Processo de Seleção de Pessoas como Etapa Fundamental