Gestão de pessoas - segurança da informação
A preocupação com a segurança da informação e com os conhecimentos inerentes a ela vem desde o início da civilização humana. Onde nas antigas civilizações só os membros mais importantes tinham acesso à escrita, a exemplo da Civilização Egípcia, que utilizava hieróglifos como forma de proteger as informações mais valiosas e apenas partilharem entre os seus membros.
Entretanto, com o surgimento dos primeiros computadores, o que ocorreu na sociedade moderna, a questão da segurança da informação ganhou maior importância, pois com o avanço tecnológico, diversos mecanismos facilitadores foram criados a exemplo da utilização de máquinas de tempo compartilhado (time-sharing), o que possibilitou que mais de uma pessoa tivesse acesso ao computador e seus sistemas ao mesmo tempo. Esta maravilha trouxe facilidades, pois possibilitou o compartilhamento de recursos como impressoras, scanners, reduzindo custos com equipamentos, assim como facilitou o acesso as informações para os usuários que antes viviam em um ambiente mono-usuário e passaram para um ambiente multi-usuário onde as informações poderiam ser partilhadas e acessadas por vários usuários ao mesmo tempo. ...no passado, conhecer tecnologia significava saber como operar máquinas para fazer o trabalho ou lidar com computadores para processar textos ou análises financeiras. Hoje, a ênfase está em usar o equipamento de informação para conectar-se com os membros da equipe ao redor do mundo, além de realizar tarefas, comunicar-se com pessoas em todo o mundo, compartilhando idéias e melhorias nos processos de trabalho. O conhecimento tecnológico está a serviço da equipe e não do indivíduo isolado. (Idalberto, 2001, pág. 125).
Mas toda essa evolução trouxe problemas, pois como assegurar que a informação que é um bem tão valioso para a organização não caia em mãos erradas, e seja utilizada para outros fins? Onde entra o papel e a importância dos colaboradores na política de segurança da