Gestão de pessoas por competências
MARKETING:
Marketing = mercado em ação (oferta,demanda,local de compra, local de venda).
O marketing inicia com a civilização. Os homens primitivos eram nômades, caçavam, pesavam para a própria subsistência. Com o passar do tempo eles se fixaram (as plantas reproduzem e os homens passaram a se domesticar os animeis e plantar). Aos se fixarem, iniciam as trocas (a variedade de produtos de que cada um produz promove a troca entre os indivíduos para viabilizar a troca até que surgiu a moeda). Para facilitar as trocas, surgem os mercados, locais de encontro para trocas, vendas, compras.
Os produtos existem devido às necessidades do ser humano (suprir as próprias necessidades) e caminham no mercado devido às suas oscilações dos gráficos abaixo (que provém dos ambientes de mercado).
O marketing se preocupa com o que a empresa venda, para quem, quanto as pessoas têm de poder aquisitivo. A concorrência deve ser levada em consideração e o que a empresa pode facilitar o consumo do produto (vender o suco no lugar da laranja por exemplo, criando diferenciais).
O mercador era o delivery de antigamente pois vendia os itens em lugares nos quais os acessos eram difíceis.
4 P’s
Preço, Praça ou Ponto de Venda (os locais de venda possuem suas complicações com dias de funcionamento, horários, etc), Produto e Promoção (forma de venda por entrega, motoboy, etc – produtos são vendidos mais fáceis pela Internet como informática, livros enquanto roupas são mais difíceis).
A engenharia reversa é aquela que pega um produto final criado por alguém e é copiado por outra.
Portanto as formas de venda, facilidades de pagamento, marketing da marca influenciam muito na compra de algum produto.
Há o comportamento dos consumidores, mudanças de mercados, etc.
NECESSIDADES DO SER HUMANO:
Maslow estudou as motivações das pessoas e as necessidades. Criou uma pirâmide hierárquica (tem algumas mais importantes do que as outras).