Gestão de Pessoas: Foco Estratégico
Curso de MBA em Gestão de Pessoas
Professora: Anelise
Nome do aluno: Rodger Roberto Alves de Sousa/ Marcos Sodré Rodrigues INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos o RH vem se desenvolvendo cada vez mais dentro da organização, onde as pessoas deixam de serem recursos para se tornarem parceiras em seu desenvolvimento.
Com essas transformações ao longo dos tempos, viu-se a necessidade de trazer para a empresa estratégias necessárias e transformadoras ligadas ao seu pessoal, trazendo para a gestão uma visão em que deve valorizar seus colaboradores. A gestão de pessoas surge com esse foco, trazendo para si a obrigação de trabalhar com pessoas e para pessoas.
Podemos observar que essas transformações se encontram em ampla ascensão e que a Gestão de Pessoas se vê, cada vez mais, com a necessidade de tornar os colaboradores parte da organização como um todo. Segundo MESSINE (1987):
“As novas relações sociais de produção devem ser adaptadas aos imperativos de uma eficácia técnica inteiramente transformada”.
Ele admite que mudanças não ocorre porque as organizações assim o querem, mas sim, porque tem devem adaptar-se aos novos tempos e as novas exigências de mercado.
A gestão de pessoas sendo um modelo de estratégia é um o grande desafio. Será nessa grande investida que as pessoas se tornarão cada vez mais motivadas e interessadas, podendo encontrar sua própria identidade.
Infelizmente, ainda existem muitas empresas que procuram reduzir o número de colaboradores diretos, mesmo que signifique perda de sua identidade institucional na qualidade e até mesmo em seu prestígio e confiança perante a sociedade.
GESTÃO DE PESSOAS
Uma vantagem real e competitiva no mercado atual não está representada nos recursos, que são altos investimentos tecnológicos, mas nas pessoas que compõem uma determinada empresa.
A Gestão de Pessoas tem características fundamentais para o crescimento organizacional, porque valoriza a participação,