Gestão de pessoas em bibliotecas universitárias
Os servidores técnico-administrativos da Faculdade são o elo entre o governo e a comunidade universitária, e a preocupação constante dos gestores da Faculdade é em relação ao alcance com facilidade e eficácia das metas, diretrizes e objetivos estabelecidos no planejamento anual, para assim aprimorar as atividades desenvolvidas diariamente e qualificar o atendimento à comunidade universitária.
Como algumas políticas que beneficiam o corpo docente são instituídas pela Reitoria da Universidade, não cabe aos gestores da Faculdade mudar a situação, mas eles podem compreender e modificar as atitudes e comportamentos dos servidores técnico-administrativos, pois a maior queixa é referente à falta de motivação para produzir a mudança nas ações, sobressaindo até sobre as reclamações de falta de verba, de condições físicas, materiais, etc.
Portanto, com a falta de motivação sendo a principal queixa, e que muitos dos servidores mostram-se dispostos a realizar mudanças no comportamento e na execução das atividades. Conhecer os fatores motivacionais dos servidores técnico-administrativos nos serviços prestados, e focando no compromisso com a Instituição, será mais fácil para os gestores definir uma ação conjunta e eficaz para atingir as metas, diretrizes e objetivos da Faculdade.
2 MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Segundo Chiavenato (2004), a motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.
A falta de motivação afeta tanto a Instituição quando o funcionário, a Instituição que tem a perda de seus padrões de qualidade e produtividade, e quanto aos funcionários as principais consequências são relacionadas à saúde física e mental, ao absenteísmo, conflitos interpessoais, ao pouco rendimento no trabalho, e a falta