Gestão de Pessoas (competências emocionais)
Competências Emocionais
Administração, 4º Período
Auto Conhecimento
O Auto conhecimento é de suma importância para o profissional de administração e das demais outras áreas, pois é a partir dele que identificamos nossas falhas e déficits internos( considerados prejudiciais no que diz respeito as relações com nossos companheiros de trabalho e nossas habilidades) para podermos trabalhar na exclusão dos mesmos. Também é usado para identificar nossas qualidades e aprimorá-las, buscando sempre atingir o máximo de nossa eficiência.
Podemos atingir o auto conhecimento através da meditação e da auto reflexão, procurando sempre observar nossas atitudes e pensamentos de um ângulo externo, tentando ao máximo excluir a presença de nosso ego.
Acredito que não seja uma prática comum entre as pessoas de uma organização, pois requer tempo, paciência e concentração do indivíduo, requisitos estes considerados difíceis de possuir no dia-a-dia dos cidadãos que formam uma organização.
Auto Controle
O auto controle é a capacidade de controlar nossas emoções e desejos diante de uma situação que nos induzem a reagir com impulsividade. O domínio do auto controle requer muita paciência e racionalização de nossas emoções diante de uma circunstância que tende a nos agredir ou distancie a verdade diante a uma realidade.
Para desenvolver essa habilidade, exige-se treino, disciplina e exercícios mentais que precisam ser praticados de forma contínua. Indivíduos que possuem auto controle, costumam ser bem sucedidas em várias áreas da vida, pois é dominando nossos impulsos que convivemos de forma harmoniosa e civilizada numa organização e na sociedade.
Diante de situações desagradáveis, uso a indiferença como instrumento de auto controle, por isso que dificilmente minha paciência é consumida.
Auto Motivação
A auto motivação é o que move todos os indivíduos numa existência. É a busca da razão para juntarmos nossas