Gestão de pesoas na construção civil
“O que as histórias de ambientes de trabalho ensinam sobre pessoas”? Esta frase, retirada do Manual de TCC, fornecido aos alunos do EAD da ULBRA é o ponto de partida para esta pesquisa que buscará entender uma questão recorrente no meio ambiente da Construção Civil: Como gerir pessoas em canteiros de obra? Problema - A importância da gestão de pessoas em canteiros de obras. O mercado da construção civil está cada vez mais exigente. Com isso, as construtoras são desafiadas a implementar estratégias de busca de maior eficiência na produção de suas obras e no aumento da produtividade. Isto está relacionado diretamente ao canteiro de obras, pois se sabe que o sucesso de uma construção começa pelo pleno funcionamento deste e talvez o fator de maior relevância no mau funcionamento de um canteiro de obras seja o improviso. Hoje, no Brasil, as construtoras de médio e grande porte estão num estágio bastante bom em relação à qualidade do canteiro de obras. Estas construtoras de médio e grande porte realmente têm canteiros muito bem organizados, com equipamentos industrializados, com contêineres que são aproveitados de uma hora para outra. Elas têm uma preocupação com todos os equipamentos de segurança e de armazenagem de materiais.
Diante de tudo isso, a opção por estudar o problema escolhido é relacionada aos problemas enfrentados no dia-a-dia em obras: A difícil tarefa de gerir mão de obra na construção civil.
As hipóteses que se pode levantar de momento, antes mesmo de um estudo científico do problema, vão desde um grande vácuo cultural à uma total falta de comprometimento por parte dos trabalhadores em relação ao público alvo de suas construções, passando por uma falta de reconhecimento das habilidades pessoais com o conseqüente direcionamento de cada “peão” de obra para a função com a qual mais se identifique.
Outra possibilidade é a falta de crença, por parte dos empregados, em uma ascensão profissional, ou em algum tipo de melhora de vida