Gestão de oessoas nas organizações
1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de
Organização.
Organizações são, portanto, empreendimentos coletivos, com um fim
Comum. Gestão de Pessoas é um modelo geral de como as organizações se relacionam com as pessoas.
Em um paradigma mais antigo, o da Administração de Recursos
Humanos (ARH), as pessoas eram vistas como mais um recurso. Na
Gestão de Pessoas, elas são vistas como parceiras, colaboradoras ativas. A Gestão de Pessoas atua na área do subsistema social, e há na organização também o subsistema técnico. A interação da gestão de pessoas com outros subsistemas, especialmente o técnico, envolve alinhar objetivos organizacionais e individuais. As pessoas precisam ter competência para realizar as atividades e entregas que possam contribuir com a organização, do contrário poderia haver inúmeras consequências negativas nas mais diferentes áreas (financeira, por exemplo). É também por isso que a área de gestão de pessoas sempre atua em parceria com outras áreas.
2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
Nas grandes organizações, a área de Gestão de Pessoas se constui como órgão, como unidade organizacional (por exemplo, uma
Diretoria ou Secretaria de Gestão de Pessoas). No contexto atual, é necessário que a unidade de Gestão de Pessoas atue de forma estratégica, contribuindo para a organização em diferentes áreas.
Segundo Chiavenato, os objetivos da Gestão de Pessoas são:
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; • Proporcionar competitividade à organização;
• Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; • Aumentar o auto-desenvolvimento e a satisfação das pessoas
no