GESTÃO DE NEGÓCIOS
SÃO LUÍS
2013
SÃO LUÍS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
04
2 O CONHECIMENTO
05
3 GESTÃO DO CONHECIMENTO
06
3.1 A Gestão do Conhecimento como vantagem competitiva e fator de inovação
10
3.2 A Importância da Gestão de Pessoas para a Gestão do Conhecimento
11
4 CAPITAL INTELECTUAL
12
4.1 Capital Humano
14
4.2 Capital Estrutural
15
4.3 Capital de Clientes
16
5 CONCLUSÃO
18
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
19
1. INTRODUÇÃO
A Gestão do Conhecimento vem cada vez mais se constituindo foco de análise e aplicação nas organizações. Não se pode negar sua importância no meio organizacional como técnica de gestão, fato que exige uma nova postura com relação aos desafios organizacionais contemporâneos.
Neste presente trabalho analisa-se o Conhecimento como recurso econômico que impõe novos paradigmas na forma de valorizar o ser humano e na forma de valorizar uma organização.
Discuti-se que conhecimento existente numa organização não é facilmente negociado ou imitado pela concorrência, uma vez que ele reside no capital humano que lá colabora. Os colaboradores de uma organização, além de serem os detentores de grande parte do conhecimento existente nesta, também o podem gerir como entenderem melhor.
Toda organização tem interesse em gerir esse conhecimento existente nos seus colaboradores, para que o mesmo possa ser utilizado em proveito da empresa, é justamente isto que contribui para o surgimento da Gestão do Conhecimento.
Aborda-se também a Gestão do conhecimento como nova forma de vantagem competitiva nas organizações, bem como o papel de suma importância da Gestão de Pessoas dentro da Gestão do Conhecimento.
2. O CONHECIMENTO
O conhecimento conforme Cruz (2002) é o entendimento obtido por meio da inferência realizada no contato com dados e informações que traduzam a essência de qualquer elemento. O conhecimento, nestas últimas décadas, tornou-se