Gestão de negócios internacionais
Escolhemos o Japão um dos países mais populosos do mundo com a terceira maior economia mundial e o produto escolhemos a Soja para o desenvolvimento do nosso trabalho. Com o objetivo de exportar a Soja para este país analisamos e explicamos as questões macroeconômicas, políticas cambiais, regime cambial adotado, taxa de juros aplicada e taxa de cambio.
Durante o trabalho falaremos sobre a forma da exportação e a estratégia de marketing desenvolvida em relação à embalagem utilizada para atrair os clientes.
HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR - JAPÃO
O Japão está localizado no continente asiático e, de acordo com o site Brasil escola, este país possui um território de 377.801 km², é formado por 4 mil ilhas, sendo que 4 delas (Hokkaido, Honshu, Shicocu, Kiush) correspondem a 97% da área total do país, onde residem 127,1 milhões de pessoas, o que o torna um dos países mais populosos do mundo.
Figura 1: Mapa do Japão
Fonte: www.google.com/ japão
Segundo informações do site wordspress.com, um aspecto importante da população japonesa verificado atualmente é a queda crescente na taxa de natalidade, apesar das campanhas governamentais de incentivo aos nascimentos. A consequência do baixo crescimento vegetativo, associado à elevada expectativa de vida, é o envelhecimento da população. Os principais impactos econômicos dessa situação são a carência de mão de obra e o aumento dos gastos sociais, principalmente com o pagamento de aposentadorias. Na figura a seguir, é possível verificar a evolução da pirâmide etária japonesa.
FIGURA 2: Evolução da pirâmide etária japonesa
ASPECTO CULTURAL DO JAPÃO
A cultura do Japão evoluiu enormemente com o tempo, da cultura do país original Jomon para sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências da Ásia, Europa e América do Norte. Depois de várias ondas de imigração do continente e Ilhas do Pacífico, os habitantes do Japão