Gestão de Negocios
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTABEIS E ECONOMIA
Aluno: Paulo Roberto Dias
Disciplina: Gestão de negócios.
Questões a serem respondidas:
1) O que é Sistema flexível de produção e qual sua finalidade?
O sistema de produção flexível surgiu como uma possível resposta para superar a rigidez do sistema de produção em massa utilizado por Ford, Taylor, etc. A demanda de quantidade e qualidade tornou-se imprevisível, os mercados ficaram mundialmente diversificados e, portanto, difíceis de serem controlados e o ritmo de transformação tecnológica tornou os equipamentos de produção obsoletos. Neste sistema a produção adapta-se a transformação continua sem pretender controlá-la.
2) Qual são as bases de sustentação do toyotismo e o que foi determinante para o sucesso de sua implantação?
O grande sucesso em produtividade e competitividade obtido pelas companhias automobilísticas japonesas foi, em grande medida, devido aos novos métodos de gerenciamento, de forma que na literatura empresarial, opõe-se a fordismo, foi chamada de a nova fórmula de sucesso, adaptada a economia global e ao sistema produtivo flexível. O modelo original japonês foi copiado por varias empresas em todo mundo e até mesmo por varias companhias japonesas. O modelo Just in time foi bem sucedido no qual os estoques são eliminados substancialmente mediante entregas pelos fornecedores no processo de produção, no exato momento da solicitação, “controle de qualidade total” dos produtos do processo produtivo, visando um nível tendente a zero de defeitos.
3) Como acontece a formação de redes em Hong Kong?
As empresas taiwanesas faziam um circuito ainda mais complexo. Para produzir na china e tirar proveito dos baixos custos de mão-de-obra, do controle social e das cotas chinesas de exportação, elas fundavam empresas intermediárias em Hong Kong. Essas empresas uniam-se aos governos locais nas províncias de Guandong e Fujian, estabelecendo