Gestão de negocios
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, foi considerado um dos 25 hotspots do planeta, por apresentar alto grau de endemismo e ser uma das regiões biologicamente mais ricas e ameaçadas em termos mundiais. Mas muitas áreas desse bioma ainda carecem de conhecimentos elementares sobre seu potencial biológico, evidenciando-se a necessidade de gerar informações através de inventários e diagnósticos ambientais.
A influência das atividades humanas sobre espécies silvestres tem crescido numa razão sem precedentes. Neste sentido, as análises mostraram que a maior ameaça para as espécies de aves, mamíferos e anfíbios é a descaracterização e a degradação de seus habitats, impulsionadas pela agricultura e atividade florestal.
O cerrado é considerado uma das regiões biologicamente mais ricas do planeta mais tem enfrentado rápida redução de sua cobertura vegetal original devido à expansão da fronteira agropecuária na região central do Brasil. Cerca de metade da cobertura original desse bioma já foi transformada em pastagens este trabalho objetivou inventariar as espécies de mamíferos de médio e grande porte na Reserva Indígena "Parabubure", município de Campinápolis, leste do estado de Mato Grosso. Os resultados apresentados neste estudo forneceram as primeiras informações sobre a comunidade de mamíferos no município de Campinápolis - MT e poderão contribuir para futuros planos de manejo e conservação da mastofauna da região.
Foram obtidos registros de 30 espécies de mamíferos na Reserva Indígena "Parabubure", sendo 28 de médio e grande porte e duas de pequeno porte, das quais sete estão listadas como ameaçadas de extinção em nível nacional.
É notória a necessidade de incrementar a fiscalização contra a ação de caçadores não-Xavantes que agem de forma ilegal dentro da Reserva.
Novos estudos de longa duração com a comunidade de mamíferos são recomendados para a