Gestão de Mudanças Organizacionais
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E PSICOLOGIA
ORGANIZACIONAL
Gestão de Mudanças
Organizacionais
Reflexão Individual
Nathalie Costa dos Santos
1 - Qual relação pode ser estabelecida entre os conceitos de: mudança organizacional e gestão estratégica de pessoas? Explique, fundamentando teoricamente.
Ambas as situações o gestor tem que estar frente à equipe e fazer a diferença como líder. O mesmo deve conhecer bem a cultura da empresa e as pessoas de sua equipe individualmente para saber quanto ao comprometimento de seus colaboradores com a empresa e saber como lidar com seus anseios no processo de mudança.
Em situações como esta os funcionários se tornam resistentes e inseguros, e é papel do gestor administrar e desenvolver seu capital humano de forma estratégica como, por exemplo, fazêlos entender o motivo da mudança, a importância do indivíduo dentro dela e o caminho que seguirão com clareza, trazendo assim segurança ao colaborador.
2 - De que forma, o processo de mudança organizacional está presente no dia a dia de seu trabalho atual? Fundamente sua resposta correlacionando o conceito teórico na prática.
O processo de mudança de certa forma é constante, pois atuo em uma empresa de pequeno porte do ramo de construção civil onde sofre com as variáveis do mercado e acaba tendo que tomar iniciativas emergenciais. Trata-se de uma mudança que vem de fora para dentro.
Mudança quanto estratégia no planejamento de vendas, onde afeta toda uma equipe que fica insegura quanto a atingir novas metas, se vão conseguir atender as novas regras, pensam em desistir ou desfazer a parceria com a construtora. Muitas vezes os diretores comentam a possibilidade de mudar a sede da empresa de São Bernardo do Campo para Baixada trazendo para o administrativo muitos anseios quanto a estabilidade ou até mesmo as dificuldades para se manter no atual emprego. E há pouco, surgiu a