Gestão de Informação
Atualmente a gestão da informação vem se tornando um importante meio de classificação, identificação, armazenamento, processamento e disseminação de informações, devido à praticamente todas as empresas estarem aderindo a essa forma de armazenamento, organização e busca de suas informações.
Podemos visualizar a organização de informações em diversos lugares, porem a gestão da informação trata-se de uma forma mais eficaz de organização, com uso inteligente ela pode ser útil para definir processos, identificar fontes e modelar sistemas. Contudo a eficácia desse sistema depende de uma melhor comunicação e compartilhamento das informações na empresa e também do tipo de sistema que se tem acesso.
Sendo a gestão da informação responsável por gerir tanto recursos internos quanto externos à organização é preciso que existam políticas organizacionais que propiciem a sintonia e o inter-relacionamento entre setores da instituição. Ela refere-se ao conhecimento que pode ser coletado, processado e administrado, assim incorporando amplas questões. É valido dentro desse procedimento o uso de informações de boa qualidade que se apresentam essenciais para uma boa tomada de decisão e dessa forma para uma melhor produtividade e desempenho, além de permitir maior agilidade, organização e estabilidade dentro do sistema empresarial.
Dentro dessa área podemos citar os sistemas de informação os quais tem por objetivo um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Possuindo classificações de acordo com o tipo de informação processada: Sistemas de Informação Operacional: Tratam das transações rotineiras da organização, praticamente encontrados em todas as empresas automatizadas.
Sistemas de Informação Gerencial:
Agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão. Sistemas de Informação Estratégicos: Integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando