Gestão de filas
ALUNOS:
POLUIÇÃO DA REGIÃO SUL E A PROBLEMATIZAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
BLUMENAU, (SC)
2013
Sumário
1.INTRODUÇÃO 3
2. POLUIÇÃO DA REGIÃO SUL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS 4 2.1 Soluções para não provocar a poluição dos rios 4 2.2 Os rios mais poluídos do Brasil 5 2.3 Exemplos de rios que foram despoluídos 5
3. PROBLEMATIZAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO 6
4. CONCLUSÃO 7
1.INTRODUÇÃO
Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
Então hoje em dia a hidrosfera é um sistema fechado. Porém, sob influência das ações humanas, pode ser modificado. Essa modificação tem como causador a poluição, ou seja, sujar e contaminar o ambiente com produtos resultantes da atividade humana. A contaminação pode afetar a saúde dos seres vivos, causando diversos problemas como doenças e a extinção de várias espécies. Entretanto soluções vêm sendo aprimoradas para amenizar esse problema.
2. POLUIÇÃO DA REGIÃO SUL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais.
Em muitas cidades da região sul, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.
Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios da região sul também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam