Gestão de Farmácias
1. QUAL O SENTIDO DA FARMÁCIA
O sentido principal é ser um estabelecimento de saúde.
O meio, através do qual a farmácia deve atingir seu objetivo principal é o lucro.
Como toda e qualquer empresa, a farmácia deve operar sob a perspectiva de um negócio, ou seja, de um empreendimento que tenha como finalidades atingir ideais e gerar lucro. Ao contrário das velhas concepções de que uma farmácia ética não poderia ser lucrativa, a farmácia moderna tem que ser ética para também ser lucrativa.
GESTÃO DE FARMÁCIAS
Este novo paradigma nasce das necessidades dos clientes e pacientes que esperam receber, na farmácia, um atendimento diferenciado prestado por farmacêuticos capazes de compreender o verdadeiro sentido da farmácia.
GESTÃO DE FARMÁCIAS
2. QUAL SEU PERFEIL PROFISSIONAL
Para tomar a decisão de abrir uma farmácia, todo farmacêutico deve, primeiramente fazer uma reflexão sobre seu perfil profissional. Existem pessoas de perfil mais arrojado, com disposição de correr maiores riscos, tendo estes melhores possibilidades de se tornarem proprietários, enquanto que outras pessoas têm um perfil mais conservador, muitas vezes, se adaptando melhor na função de empregado.
GESTÃO DE FARMÁCIAS
Tanto na condição de proprietário, quanto de empregado, o farmacêutico deve buscar o desenvolvimento de um perfil empreendedor, que será um diferencial em seu exercício profissional.
Entre vantagens e desvantagens, considera-se que a principal diferença é que o proprietário tem possibilidade infinitamente maior de realização profissional e financeira.
GESTÃO DE FARMÁCIAS
No entanto, ao se tornar proprietário, o farmacêutico assumirá várias outras funções, trabalhando além das oito horas diárias que normalmente trabalharia, se fosse somente empregado, dedicando-se à empresa, nos finais de semana, e tendo menos tempo para férias por exemplo.
Seja empregado, seja proprietário, a gestão eficaz é a diferença entre o