Gestão de Estoque
O produto que eu escolhi é o biscoito, o fornecedor da mercadoria realiza visitas a loja semanalmente com uma planilha, onde ele juntamente com o responsável por compras faz o acompanhamento da mercadoria, fazendo um controle maior sobre o estoque deste produto.
Nem toda a semana é realizada a compra de biscoitos por falta de espaço para armazenar a mercadoria em seu depósito, muitas vezes é comprada uma grande variedade de biscoitos, o que dificulta o armazenamento de todas as caixas em depósito, e deixa a gôndola bem “bagunçada” deixando os produtos amontoados.
Às vezes o mercado não faz o controle de estoque, perdendo totalmente a noção dos produtos estocados, tendo assim que verificar o seu depósito semanalmente.
Pelo que foi dito durante a entrevista, o supermercado perde muito quando o assunto é estoque, não tem uma pessoa qualificada para tomar conta e fazer a arrumação e limpeza do depósito, tem muita mercadoria estocada, pouco espaço, não possui um local adequado para as trocas de mercadorias avariadas ou vencidas perdendo o prazo de devolução, e o produto acaba indo para o lixo sem nenhum aproveitamento ou retorno.
Se acaso tivesse um funcionário capacitado para esse tipo de função, o supermercado ganharia mais tempo e lucratividade com seu estoque, sabendo o que comprar e de qual fornecedor será realizada a compra.
Outro detalhe sobre o estoque, na loja tem um caderno de “cotações” onde os funcionários anotam as faltas de mercadoria da gôndola que abastecem diariamente, mas a proprietária não faz as devidas cotações, pesquisas de preço comprando a maior parte de suas mercadorias de apenas um fornecedor o que muitas vezes eleva os preços de suas