Gestão de Estoque
GESTÃO DE ESTOQUES
LUZIÂNIA
GOIÁS – BRASIL
2013
GESTÃO DE ESTOQUES
Artigo apresentado ao Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste, como parte das exigências para obtenção de horas e menção parcial na disciplina de Administração de Materiais e Logística.
LUZIÂNIA – GOIÁS
2013
RESUMO
Este artigo versa sobre a importância da gestão de estoques, muito se fala em administração e matérias e logística, mas o que vem a ser pra que serve realmente. A princípio para se ter uma boa administração de matérias e logística é imprescindível que a empresa possua uma boa administração, pois empresas que não possuem controle de seus estoques, geralmente podem a ter problemas financeiros futuros e quem sabe assim ate declarar falência. Para que se contribua para a melhoria de qualquer organização tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento de matérias faz com que a organização tenha um equilíbrio econômico e financeiro.
Os estoques geralmente representam uma parcela substancial dos ativos de uma empresa, e devem ser vistos como um fator potencial de geração de negócios e de lucros. Uma das principais características de qualquer empresa é sem duvida maximizar o lucro sobre o capital investido. O estudo de estoques é quase tão antigo quanto o estudo da própria administração de fato, os estoques sempre foram e vão continuar sendo alvo da atenção dos gerentes. O estoque é sempre visto como um recurso produtivo, ao qual se poderá ter bons lucros futuramente ou imediatamente. Geralmente os estoques servem como reguladores de fluxo de negócios. É ele que controla o que entra o que sai e o que fica armazenado na empresa. E o seu mau armazenamento ou uso pode prejudicar significativamente uma empresa. Entende se neste artigo que o objetivo central da gestão de estoque é manter materiais em estoque disponíveis