Gestão de estoque'
CURSO SUPERIOR EM PROCESSOS GERENCIAS
CARLOS ALEXANDRE FUNINI
GESTÃO DE ESTOQUE
CANOAS
2010
CARLOS ALEXANDRE FUNINI
GESTÃO DE ESTOQUE
Trabalho individual de caso. Apresentado à disciplina de Projeto Integrado de Gestão, do curso superior tecnólogo em Processos Gerenciais no Centro Universitário Lasalle.
Orientador: Prof. Ms. Eduardo Bugallo
“O fracasso não é uma fatalidade. É a simples conseqüência de uma corrente de erros e equívocos. O sucesso também não é uma causalidade. É resultado de um método de trabalho e de uma filosofia gerencial”.
João Catarin Mezomo
RESUMO
A gestão de estoque vem se tornando um processo de grande importância estratégica nas organizações. O gerenciamento de estoque é um processo onde é aplicado de acordo com a necessidade de agilidade na operação de cada empresa. O presente estudo visa analisar como as operações logísticas são feitas em uma empresa no ramo da prestação de serviços. Tem como objetivo estabelecer a melhor forma de operação logística no contexto da organização estudada. Para tanto será necessário verificar como está organizado o gerenciamento de estoque, identificar os pontos fortes e fracos da área e propor melhorias na forma de operação das atividades logísticas. A pesquisa é de natureza aplicada, de caráter exploratório, com a abordagem qualitativa. Os mecanismos de coleta de dados foram tanto primários, como secundários. O estudo identificou que a empresa estrutura-se sob o modelo centralizado na armazenagem de seus produtos para prestação de serviços. Porém, constatou-se que existem alguns pontos fracos relevantes que